4ª Edição

2015

CATEGORIA 10-13 ANOS

Bruno Morais tem 11 anos.

É um “músico quase completo” pois toca trompete, piano e canta, talentos que desenvolve no conservatório, na orquestra de CCD em Oeiras e no Coro de Santo Amaro de Oeiras, que frequentou mais de 5 anos.

Já fez inúmeros recitais, concertos e espetáculos, alguns internacionais. Desde o 1ºano que está no quadro de honra da sua escola.

O Bruno conquistou o Júri quando disse que "a música salva as pessoas" e provou como a Música é a sua paixão (já é de família) e como, apesar da sua idade, se dedica a ela com empenho e profissionalismo.

CATEGORIA 14-17 ANOS

Francisco Power tem 16 anos.

Além de ser um excelente aluno, com média de 19 valores, é um apaixonado pelas ciências.

Desde pequeno que faz os seus próprios brinquedos, usando a Física, Química e Engenharia. Já criou uma espada e um guindaste hidráulico com um eletroíman.

Resolve vários tipos de cubos e já participou numa competição nacional, talento que aproveitou para mostrar ao nosso júri, resolvendo o cubo de Rubik em 18 segundos. Desde os 12 anos que pratica ilusionismo.

O Francisco não tem Facebook nem telemóvel (só mesmo uma conta no YouTube para os seus vídeos de ilusionismo), e aproveita tudo o que se estraga lá em casa para criar novos engenhos.

CATEGORIA 14-17 ANOS

MENÇÃO HONROSA

Pedro Vieira tem 16 anos.

O Pedro realizou um filme "O Rapto", como uma forma promover a sua região, Cinfães, e mostrar o que de melhor se faz nela.

É ativo, inovador e criativo. Além de realizador, é fotógrafo, designer para uma página no Instagram com mais de 19 mil seguidores.

Encontra-se neste momento a realizar o seu segundo filme, “Raisteparta”. O trailer pode ser visto aqui.

CATEGORIA 18-23 ANOS

Tiago Paulo Franco tem 18 anos.

Não esquece as suas origens, vive numa aldeia, e acredita que “o sucesso depende da construção pessoal e não da condição socioeconómica”.

Procura o seu sucesso pessoal e profissional, mas não esquecendo de ajudar a comunidade onde se insere. Dá explicações de matemática, aulas de guitarra e passa as férias de verão e alguns fins-de-semana a trabalhar.

É escuteiro, está envolvido em diversos projetos de voluntariado e de animação de jovens pois acredita que “os jovens devem rejuvenescer os concelhos e as freguesias”. E é algo que ele faz todos os dias. Diz-se” licenciado em gestão de tempo, espírito de sacrifício e de trabalho”. Além de tudo isto é ainda um excelente aluno, tendo entrado no curso de Economia, na Universidade Nova de Lisboa, com média de 18,4 valores.

O júri ficou cativado com o seu “entusiasmo contagiante, que é de uma simplicidade desarmante”.

CATEGORIA 18-23 ANOS

MENÇÃO HONROSA

Dulce Archer Frazão tem 18 anos.

Esteve 1 ano a fazer voluntariado em África e na América do Sul. A viver junto de povos locais, trabalhou principalmente com mulheres e crianças nas mais variadas tarefas. Partiu com o desejo de dar mais ao Mundo. Diz que aprendeu a ter paciência, a não só conhecer e respeitar como aceitar outras culturas. Aprendeu o valor incalculável de dar e acolher generosamente, gratuitamente.

O Júri fala numa “energia incrível” que irradia da Dulce e que não podia deixar de ser distinguida.

Promotor do Concurso